São comemoradas tradicionalmente na Casa dos Poveiros do Rio de Janeiro os seguintes eventos: 

 

Aniversário da Casa

Comemorado em 8 de janeiro ou no domingo seguinte, com extensa programação: missa, almoço e apresentação de folclore com o Rancho Folclórico Eça de Queirós

 

Páscoa Poveira   

No dia de Páscoa usualmente a programação inclui missa, almoço, apresentação de folclore com o Rancho Folclórico Eça de Queirós e o tradicional Beija-Cruz, com a benção religiosa aos presentes.

 

Festa de São Pedro

 

Todo ano é comemorado o dia do padroeiro da Póvoa. Também o fazemos aqui, com a realização de uma festa na noite do dia 28 para o dia 29 de junto ou no fim de semana seguinte. Assim como na Póvoa, é montado o trono de São Pedro e realizada a Rusga de São Pedro, acompanhada de vinho e sardinha na brasa. 

 

Festa de Nossa Senhora da Assunção

 

A festa é realizada no domingo seguinte ao dia 15 de agosto. A programação inclui missa, almoço, apresentação de folclore com o Rancho Folclórico Eça de Queirós e procissão pelo entorno do clube, com as imagens de Nossa Senhora das Dores, São Pedro, Nossa Senhora de Fátima e Nossa Senhora da Assunção. Os andores são ricamente adornados e conduzidos pelas famílias de pescadores poveiros residentes no Rio de Janeiro. O cortejo conta ainda com os trajes religiosos em homenagem aos santos, reproduzindo o cortejo realizado na Póvoa. 

 

Dia do Poveiro

Realizado no dia 08 de outubro ou no sevundo fim de semana do mês de outubro, conta com extensa programação: missa solene, homenagem ao Cego do Maio realizada junto à estátua no Parque Aquático, almoço e apresentação de folclore com o Rancho Folclórico Eça de Queirós.

Programação

Parceiro